Apresentação

A 1100 metros de altitude localiza-se a pitoresca e bem preservada aldeia de Pitões das Júnias. Com vista privilegiada para os picos agrestes da serra do Gerês, Pitões é uma aldeia a visitar, dada a sua arquitectura tradicional de casas em granito, janelas pequenas e ruas estreitas para fazer frente aos rigores do Inverno. Gente acolhedora que vive da pastorícia recebe os visitantes com um sorriso, mostrando o artesanato, as compotas e o mel. As delícias da comida Barrosã fazem parte da ementa à hora do almoço. Neste dia visitamos o forno do povo e provamos o pão de centeio cozido na hora. Caminhamos até à Cascata e ao Mosteiro de Sta. Maria das Júnias, datado do século IX, localizados num vale isolado a 2 km da aldeia.
Programa
09:00 - ponto de encontro no parking do Forte de São Francisco, em Chaves, e transporte até ao local de início da actividade, a aldeia de Pitões das Júnias (concelho de Montalegre); Início do passeio a pé até à Cascata e ao Mosteiro de Sta. Maria das Júnias; 13:30 - almoço com gastronomia regional do Barroso; 15:30 - visita à aldeia de Pitões das Júnias terminando na padaria local para provar o pão de centeio acabado de fazer; 16:30 - fim da visita e regresso a Chaves.
Serviço
Inclui transporte em viatura climatizada, almoço com gastronomia do Barroso (carne barrosã grelhada), pão de centeio acabado de cozer, guia-biólogo, seguro.
Equipamento necessário
Roupa fresca no Verão; Roupa quente e impermeável na Primavera, Outono e Inverno; sapatos práticos, bons para caminhar em zonas não asfaltadas.
Ponto de encontro
Parking junto ao Forte de São Francisco, em Chaves, localizado na Rua da Pedisqueira
mapa